Médico também comentou na foto. Foto: Reprodução/internet.

Um médico plantonista no Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra (SP), foi suspendo do trabalho após ter uma foto sua viralizada em uma rede social com o título “Uma imagem fala mais que mil palavras”. Na foto, o médico Guilherme Capel Pasqua exibe um receituário médico com o seguinte dizer: “Não existe peleumonia e nem raôxis”.

Nesta sexta-feira (29) à tarde, o médico enviou comunicado à imprenda em que pede desculpas a todos que se ofenderam com a postagem.

O caso ocorreu após o médico atender o mecânico José Mauro de Oliveira Lima, 42 anos,na última quarta-feira (27). José Mauro estudou até o segundo ano do ensino fundamental e não sabe como falar corretamente algumas palavras.

Seu enteado, o eletricista Claudemir Thomaz Maciel da Silva, de 25 anos, o acompanhava na consulta e revela que, assim que souberam o diagnóstico, o mecânico perguntou sobre o tratamento para a “peleumonia”. A reação do médico não foi muito profissional, afirma Claudemir.

“Quando meu padrasto falou pneumonia e raios X de forma errada, ele deu risada. Na hora, não desconfiamos que ele iria debochar depois na internet. O que ele fez foi absurdo. O procurei e escrevi para ele na rede social que, independente dele ser doutor, não existe faculdade para formar caráter. Assim que ele viu minha postagem, apagou a foto.  Ele não quis conversar com a gente”, diz Claudemir ao site G1.

O eletricista conta que o padrasto ainda não sabe que virou assunto na internet e teme pela reação dele. Claudemir diz que o mecânico não pôde estudar por falta de dinheiro.

Funcionárias do hospital também criticaram os pacientes na internet e foram afastados. Outros parentes e amigos da família ficaram indignados com a postagem do médico e começaram a reproduzir a foto.

As críticas foram ainda direcionadas a outras duas funcionárias do hospital que, assim como o médico, debocharam da forma como os pacientes costumam falar na unidade. Uma das funcionárias postou: “Tira minha pressão? Porque eu tenho tiroide”.

receituario
Receituário do Hospital com a frase de deboche do médico. Foto: reprodução/internet.

Sindicância

Formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), o médico disse à EPTV que não teve intenção de ofender e pediu desculpas aos que falam peleumonia ou raôxis. Ele acredita que é o contexto social que define as regras do português.

Disse também que não estava trabalhando no momento e que fazia uma brincadeira entre os médicos que tem um grupo em rede social e que vai processar quem postou a foto.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informou que vai instaurar uma sindicância para avaliar a conduta do médico.

0 0 votos
Article Rating