Parece que a deputada federal e candidata a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) resolveu seguir as orientações de sua equipe de marketing e adotar na campanha a mesma postura de outros colegas de partido, que é, a não utilização de símbolos históricos da legenda, como a cor vermelha e a estrela, com o objetivo de não absolver a rejeição que a sigla acumulou nos últimos anos.
Uma prova disso são as peças de propaganda da candidata, onde as cores predominantes são tons de rosa e lilás, apenas com os nomes da petista e a vice de sua chapa, sem estrela, sem a sigla e sem o número 13 da legenda.
Em Camaçari, outro que também adotou a orientação, foi o candidato a prefeito Luiz Caetano. Desde a pré-campanha, o petista aparecia em eventos com roupas de diversas cores e nas peças de divulgação dos eventos, não só a cor, como também os símbolos já citados foram ocultados.
Em entrevista no mês de julho, o deputado atribuiu a mudança a uma inovação para a campanha que segundo ele seria mais diversificada, tendo em vista que, a candidatura não foi construída apenas pelo PT.