Acusado pela polícia de ser um dos líderes do tráfico de drogas do bairro do Marcelino, em Itaparica, o ‘Sete de Paus’ do Baralho do Crime, Adílson Santana Silva, o ‘Patrão’, sofreu uma baixa na organização criminosa que comanda e responsável por diversos homicídios na região.
Ainda segundo a polícia, na noite de domingo (4), policiais do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar flagraram a quadrilha reunida numa área conhecida como ‘Alto do Marcelino’. Além de três prisões, três bandidos morreram em confronto e um adolescente foi apreendido.
Quinze homens aproximadamente, que promoviam um paredão – espécie de festa, com venda de drogas e exposição de armas de grosso calibre – tentaram fugir com a chegada da polícia . Alguns se limitaram a correr, mas outros fugiram atirando na guarnição, atingindo o comandante do Peto, tenente Daniel dos Santos Souza. “Protegido pelo colete, o tiro alcançou o seu carregador”, oficial”, contou o comandante da 5ª CIPM, o major Fábio Dias.
Entre os fugitivos estava o ‘Sete de Paus”, do Baralho do Crime, que possui cinco mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídios. Também acumula uma condenação de 17 anos de prisão por tentativa de homicídio contra um policial civil. “Ele chegou a ser capturado em julho do ano passado, mas foi liberado em dezembro de 2015, quando voltou a cometer crimes aqui na ilha”, explicou o titular da Delegacia Territorial de Itaparica, Lúcio Ubiracê.
A perseguição ao grupo de Patrão entrou a madrugada e resultou nas prisões de Lucas de Jesus Andrade, 21 anos, Fabrício de Souza dos Santos, o Cabeludo, 22, e Márcio Cláudio Braga Rodrigues Júnior, 19, e na apreensão de adolescente. Com eles foram encontradas 151 pedras de crack, 15 papelotes de cocaína, 21 papelotes de maconha, e três revólveres, dois calibre 38 e um 32, todos com munições deflagradas. No local também foram coletados cartuchos de armas de grosso calibre deflagradas e uma caderneta com anotações da venda de entorpecentes.
Já o irmão e braço direito de Adilson, Admilson Santana Silva, conhecido como Poli, 27 anos, Lailton dos Santos França, 20 anos, e um jovem ainda não identificado foram atingidos, encaminhados ao Hospital Geral de Itaparica, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.