A polícia divulgou nesta sexta-feira (17) mais informações sobre o caso bebê encontrado dentro de um saco plástico nas mãos de um estrangeiro. O chileno que foi preso após ser flagrado com o recém-nascido disse à polícia que encontrou a criança em uma lixeira. Inicialmente, ele teria dito que os pais da criança entregaram o bebê a ele, mas depois mudou a versão. O caso aconteceu na quinta-feira (15), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
Segundo informações do G1, o homem se apresentou como José Luís Plaza Galego e disse que é chileno. No entanto, ele não mostrou documentos que comprovem a identidade e a nacionalidade. Em contato com o G1 nesta sexta-feira (16), a delegada Elaine Laranjeira, titular da 27ª Delegacia, responsável pela investigação, disse que o estrangeiro continua na unidade policial.
Conforme a polícia, ele parece estar mentalmente confuso e, além de não apresentar documentos, também não informou endereço de onde mora. Segundo a delegada, com o nome que o estrangeiro deu à polícia foi constatado junto a Delegacia de Imigração que ele está em situação irregular no país. A polícia busca a confirmação da identidade dele.
Ainda de acordo com Elaine Laranjeira, José Luís Plaza Galego, como o suspeito se apresentou, tem passagem pela polícia no Rio de Janiero. No entanto, ainda não há informação do tipo de crime que ele cometeu.
Até o momento, a polícia não tem pistas dos pais do bebê, que foi encontrado ainda com o cordão umbilical e sujo de sangue. A polícia investiga se ele foi abandonado no lixo ou se foi entregue ao estrangeiro.
O bebe ganhou o nome de Gabriel e permanece internado na Maternidade Albert Sabin. Segundo a equipe médica da unidade de saúde, o recém-nascido chegou ao local bastante fraco, ainda com o cordão umbilical e sujo.