A polícia apresentou nesta terça-feira (20), Osvaldo Rocha Viana Filho, mais conhecido como “Bigu”, de 53 anos, preso acusado de sequestrar, torturar, matar e ocultar o cadáver do mecânico Synval de Oliveira Pimentel, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. Osvaldo foi preso, na sexta-feira (16), numa localidade conhecida como Estiva de Buris, em Vila de Abrantes, Camaçari, região metropolitana de Salvador, onde se encontrava escondido desde o dia 22 de maio, quando o crime ocorreu.
Informações encaminhadas ao Disque Denúncia, 3235-0000, ajudaram a polícia a encontrar Bigu, que já tinha um mandado de prisão temporária, solicitado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Uma equipe da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi até o local e, depois de confirmarem sua exata localização o conduzindo ao departamento.
O Caso
Testemunhas afirmam que Bigu, na companhia de outros dois homens sequestraram Synval, o amarraram e bateram na vítima, levando em seguida, num veículo modelo Sprint, branco, de propriedade de Bigu, que nega o crime.
A vítima já havia registrado uma ocorrência no dia 25 de abril, na 2ª Delegacia Territorial (DT/Liberdade), por conta das ameaças de morte que vinha sofrendo por parte do acusado, ambos vizinhos no bairro. Elas começaram depois que Bigu disse que Synval furtou 17 mil reais de sua garagem, quando o mecânico prestava serviços em sua residência. Segundo o delegado Reinaldo Mangabeira, titular da 3ªDH/BTS, tudo indica que, para se livrar de uma dívida adquirida com traficantes da região, ou mesmo atrasar o pagamento, Bigu inventou o furto do dinheiro.
Um dos comparsas de Bigu já foi identificado e está sendo procurado. Quanto ao outro autor, o delegado Reinaldo Mangabeira disse que informações estão sendo levantadas para identificá-lo também. O corpo do mecânico ainda está desaparecido. Bigu está no sistema prisional e o veículo utilizado no crime já foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).