“Você olha para o seu rabo, seu macaco”, com essas palavras uma professora do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, se dirigiu a um aluno negro antes do início da aula.
A agressora, que esta afastada da escola, não percebeu que estava sendo filmada, o que possibilitou a divulgação do vídeo.
A mãe do garoto de 14 anos, Ana Paula Silva, falou a revista Veja que , a confusão começou quando a professora chegou para dar aula e encontrou os alunos jogando uma partida de pingue-pongue. “Eles sempre faziam isso enquanto a professora não chegava. Se não havia começado a aula, qual o problema de eles se distraírem?”, disse.
De acordo com Ana Paula, a professora já chegou transtornada, gritando com toda a classe. “Meu filho a questionou sobre o motivo daquilo, e ela apenas se preocupou em ofendê-lo e agredi-lo verbalmente, e não em responder à pergunta. A gravação que caiu na internet mostra praticamente só o final da confusão”, disse a mãe do estudante.
O crime esta qualificado como injúria por preconceito. Outras diligências estão em andamento e a polícia vai ouvir as testemunhas para esclarecer o ocorrido. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de São Gonçalo.