De acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (27), Antônio Elinaldo, candidato do DEM, lidera a corrida à Prefeitura de Camaçari, com 65%, e venceria as eleições em todos os cenários pesquisados.
Sua pontuação frente a seu maior concorrente chega a ser mais que o dobro, que ficaria com 32% dos votos no município. No caso, o ex-prefeito e deputado federal Luiz Caetano (PT).
Mesmo com o apoio do atual prefeito, Ademar Delgado, a candidata Jailce Andrade (PCdoB) está com 2% das intenções de votos, segundo pesquisa. Francisco Irmão (SD), que saiu da disputa chegaria a 1%. O candidato Nilton da Resistência (PSOL), não pontuou, apesar de constar na pesquisa apresentada aos entrevistados.
Em outra forma de pesquisa, sem a exclusão de votos brancos, nulos e daqueles que não souberam ou não responderam, Elinaldo permanece disparado com 53% das intenções de voto, e Caetano, segundo colocado com 26%.
As únicas candidaturas que mantém as mesmas percentagens são as de Jailce, com os 2% e Francisco Irmão com o 1%. Votos Brancos e nulos somariam 14% e os que não souberam ou não responderam 4%.
Rejeição
A briga com seu indicado político, Ademar Delgado, custou caro para Caetano, que segundo levantamento Ibope, aponta o petista com o maior índice de rejeição entre os candidatos ao pleito. Com 49% de rejeição, Caetano supera Elinaldo que não seria prefeito para 22% dos eleitores.
Jailce com 34%, Nilton com 32% e Francisco Irmão com 31% empatam no quesito rejeição. Para 3% da população, qualquer um dos candidatos poderia receber o voto e não sabem ou não responderam 9%. A pesquisa ouviu 406 pessoas entre os dias 23 e 25 de setembro de 2016. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BA-01619/2016.