Após 12 anos de gestão do PT em Camaçari, o DEM retoma ao poder com a eleição de Elinaldo Araújo, neste domingo, 02. Até o momento com 97% das urnas apuradas, o democrata teve 60,90% dos votos válidos. O ex-prefeito e deputado federal Luiz Caetano (PT), foi o segundo colocado com 36,46% e a candidata Jailce Andrade (PCdoB) recebeu 2,24% dos votos.
Apoiado pelo prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), a vitória de Elinaldo é essencial para o projeto de expansão do partido que desde 2006 havia entrado em declínio.
A vitória de Elinaldo se dá num momento de mudanças políticas no país, atualmente governado pelo PMDB, Michel Temer, e se dá diante de um adversário de grande impacto político. Quando disputou a reeleição, em 2008, Caetano foi majoritário para quase 80% do eleitorado. Na esfera administrativa, conquistou prêmios do Sebrae, Unicef e Governo Federal.
Caetano foi o primeiro prefeito a fazer um sucessor em Camaçari, com a eleição do atual prefeito Ademar Delgado, do PC do B, mas enfrentou dificuldades justamente com esse adversário, com quem rompeu politicamente, mas levou consigo a pecha da indicação.