O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 71 anos nesta quinta-feira, 27, porém, tudo indica que não acontecerá nenhuma comemoração. Neste momento da vida, Lula está em um período contraditório de sua carreira política, tendo em vista que, ao mesmo tempo em que aparece como favorito em pesquisas de opinião para as eleições presidenciais de 2018, o petista é réu em três processos criminais da Operação Lava Jato.
Segundo informações do UOL, a assessoria do ex-presidente informou que não há previsão de eventos com ele para hoje. Já o PT por sua vez, cita mobilização permanente “em defesa” dele.
“A militância de esquerda, não apenas do PT, está se organizando de maneira espontânea em defesa de Lula e não apenas por causa do seu aniversário. A injustiça que se praticam contra Lula atinge o próprio estado de direito”, afirma o presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Lava Jato
Nesta quarta-feira (26), o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, aceitou a denúncia protocolada por advogados do ex-presidente contra o juiz federal Sérgio Moro e a força-tarefa da Operação Lava Jato por suposto abuso de poder. O governo terá de prestar esclarecimentos em dois meses.