Ao tomar posse, na manhã desta terça-feira (18/03), no comando da 59ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), sediada em Arembepe, o major Daniel Gomes Figueiredo disse que vai fazer um trabalho em parceria com a população. “Entendo que a Polícia Militar não pode viver de forma alguma afastada da comunidade, por isso vou buscar uma relação de parceria e amizade com a população, afinal é nossa função servi-los bem”.
No planejamento de ações a serem executadas, o novo comandante promete intensificar o policiamento nas localidades, seguindo orientações da SSP-BA (Secretaria da Segurança Publica), com apoio das unidades especializadas da Região Metropolitana.
O prefeito Ademar Delgado desejou boas vindas ao novo comandante e sucesso ao tenente-coronel Fernando Leal, que comandou a 59ª CIPM por três anos. “Espero que essa troca possibilite uma oxigenação nas ações de segurança na orla e consequentemente a tão almejada paz nos lares e famílias”, ressaltou o gestor.
Emocionado, antes de passar o comando, o tenente-coronel Fernando Leal lembrou das ações realizadas durante os três anos que comandou a 59ª CIPM, dentre as quais, a presença de viaturas em todas as localidades da orla, ampliação do efetivo, atuação de uma equipe nas escolas para ações do Proerj (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e a reforma da sede da CIPM, feita em parceria com a Prefeitura, empresários locais e a comunidade.
O comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, agradeceu ao tenente-coronel Fernando Leal pelos anos dedicados à segurança pública em Camaçari. “Ele fez história aqui, pela lealdade, profissionalismo e trabalho realizado”, disse, ao lembrar da responsabilidade do novo comandante, o major Daniel Figueiredo.
A companhia é responsável pelo policiamento dos 42 quilômetros da orla do Município, que vão da ponte do rio Joanes até a ponte do rio Pojuca. A cerimônia da troca de comando aconteceu no Centro Educacional Marquês de Abrantes.
LARGA EXPERIÊNCIA
O major Daniel Gomes Figueiredo ingressou na Polícia Militar em 1990, no Batalhão da cidade de Barreiras. Ele é bacharel em Direito e especialista em Metodologia Didática de Ensino Superior.
Já atuou no 18º Batalhão de Polícia Militar, no bairro do Pelourinho, em Salvador, foi diretor de Habilitação do Detran-BA e ajudante de ordem no TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia). O oficial trabalhou também no Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e tornou-se major em setembro de 2012.
*Ascom/Prefeitura de Camaçari