Segundo levantamento feito pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) divulgado na última segunda-feira (2), a estrada mais perigosa é a BA-099, a Estrada do Coco, com 12,7% dos casos de acidente, seguida pela BA-001, que corta o litoral sul da Bahia, com 8,8%.
Pelo terceiro ano consecutivo a imprudência lidera o ranking das estatísticas. Em 2016 foi o que causou 81,4% dos acidentes nas rodovias estaduais. “Entre as infrações mais cometidas estão: excesso de velocidade, desobediência à sinalização, ultrapassagens em locais proibidos e ingestão de álcool. Problemas nas estradas respondem a 3,9% das ocorrências”, pontua o diretor de Operação e Tráfego da Superintendência de Infraestrutura de Transporte (SIT), Anselmo Calixto.
Ainda de acordo com o levantamento realizado pela Seinfra, 79% das multas emitidas em 2016 foram por excesso de velocidade. Já em 2015 a maior causa da aplicação de multas (6.305) foi a falta de documentação dos condutores. A ampliação na fiscalização das estradas também colabora para a redução do índice de acidentes.