O ano de 2017 começou bastante movimentado para a dupla BaVi, que correu para anunciar reforços visando a temporada que inicia no próximo dia 25 com a estreia na Copa do Nordeste. Com orçamentos maiores, os times de Salvador puderam ousar, dando esperanças aos seus torcedores de um ano tranquilo, e buscando títulos.
O Vitória apostou nas contratações de jogadores experientes e com títulos de expressão em suas carreiras. O clube contratou os meias Cleiton Xavier (campeão da Copa do Brasil e Brasileiro pelo Palmeiras), Dátolo (campeão da Libertadores pelo Boca Juniors e campeão da Copa do Brasil pelo Atlético-MG), Pisculichi (campeão da Libertadores com o River Plate), além do zagueiro Fred (campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio).
Chegaram também ao Vitória jogadores como o zagueiro Alan Costa (Internacional), os laterais Leandro Salino (Olympiacos), Geferson (Internacional), o volante Uilliam Correa (Cruzeiro), o meia Gabriel Xavier (Cruzeiro), e o atacante chileno Jean Pineda (Córdoba).
Já o Bahia não ficou muito atrás, buscando jogadores com bagagem e que se destacaram na última temporada. O principal nome do tricolor neste início de temporada é o meia Allione, que chega por empréstimo do Palmeiras. O lateral-esquerdo Pablo Armero carrega o status de jogador de seleção, pois era sempre lembrado para atuar pela Colômbia.
O clube anunciou também o lateral-direito Wellington Silva (Fluminense), o lateral-esquerdo Matheus Reis (São Paulo), os volantes Matheus Sales (Palmeiras) e Edson (Fluminense, os meias Zé Rafael (Londrina), Diego Rosa (Montedio Yamagata), além do atacante Gustavo (Corinthians).
O Bahia teve a oportunidade de colocar um esboço do time em campo durante a Flórida CUP, mas terminou sua participação com duas derrotas, porém os jogos serviram de observação para o treinador Guto Ferreira. Já o Vitória terá seu primeiro compromisso nesta quarta quando enfrenta o Atlântico, em jogo-treino no Barradão.