Os casos de homicídios em Camaçari serão registrados e investigados em um novo espaço. A 4ª Delegacia de Homicídio de Camaçari (DH/Camaçari) foi totalmente reformada e conta com seis cômodos, distribuídas em cartório, sala da delegada, recepção, cozinha e dois banheiros. A unidade foi implantada no município em 2012 e está localizada no mesmo complexo policial da 18ª DT/Camaçari (Delegacia Territorial).
Funcionando das 8h às 18h, a unidade possui uma equipe com oito investigadores de polícia, dois delegados, três escrivães e um agente administrativo. O objetivo da 4ª DH/Camaçari é expandir o atendimento e acolher toda demanda da Região Metropolitana de Salvador (RMS), mas por enquanto, a delegacia atende apenas as ocorrências registradas na sede.
De acordo com a delegada titular da 4ª DH/Camaçari, Drª Maria Tereza Santos Silva, com a nova estrutura, o atendimento vai melhorar e as demandas vão ser resolvidas com mais agilidade. Ainda segundo a delegada, com o aumento do efetivo e o auxílio de uma viatura o trabalho da polícia será fortalecido. A unidade policial deve receber em breve mais duas viaturas, uma caracterizada e outra não.
A delegada Drª Maria Tereza garante que a eficiência do trabalho desenvolvido pela DH/Camaçari necessita também do apoio e colaboração da população. “É preciso que as pessoas confiem mais na polícia, passem mais informações, não fiquem com medo, porque o medo alimenta o crime, mais do que as investigações. Acreditem na delegacia de polícia, na delegada, porque precisamos da força de todos para combater o crime”, ressaltou.
Para que o trabalho possa fluir de uma forma positiva e conter os homicídios em Camaçari, a delegada reforçou ainda, que “é imprescindível ter uma parceria entre polícia e Prefeitura, porque a unidade tem essa carência e sempre contamos com essa parceria”, enfatizou.
A titular da 4ª DH/Camaçari está otimista. “A criminalidade está aumentando, mas a polícia também está aumentando”, destacou, ressaltando ainda que “o governo estadual está investindo em segurança pública”, pontuou.
A delegada ainda reiterou a necessidade de a sociedade ajudar a polícia. “Quando a população tiver qualquer informação, que venha ajudar o trabalho da polícia, não deixe que o medo sobreponha a cautela de chegar até a polícia e passar a informação, porque isso é importante, não pensem que o silêncio de vocês vai ajudar que a criminalidade diminua ao contrário ela cresce porque ela pressente o medo da população e aí se expande. Por favor, mais uma vez, eu clamo a toda população que quando tiverem informações ou presenciarem um crime de homicídio, denunciem, porque isso é que vai dar a vocês o sossego que todos buscam em relação a criminalidade e se falando de Camaçari”, finalizou.
Toda e qualquer informação podem ser passadas através do disk denúncia 3235-0000 e não precisa se identificar. O telefone da 4ª DH/Camaçari é o 3622-7874. As 1ª, 2ª e 3ª Delegacias de Homicídios estão situadas em Salvador, para atender as ocorrências da capital baiana.