A entrada principal do Fórum Clemente Mariani em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), está fechada por falta de segurança. A decisão foi da diretora do Fórum, a juíza Fernanda Karina Vasconcellos Símaro, em reunião realizada na terça-feira (31/01). O acesso agora é feito pela porta situada na parte lateral do prédio, próximo do estacionamento, para quem procura atendimento de juízes, servidores e advogados.
A porta que foi isolada fica de frente a rua Contorno, no Centro Administrativo, e é a única com acessibilidade. Com o fechamento da entrada principal, a impressão de quem passa pelo local é que a unidade não está funcionando. Na porta um aviso diz que “a entrada ao prédio só é permitido pela lateral, próximo ao estacionamento”. Além de uma observação informando que “toda e qualquer pessoa que necessite entrar nas dependências do prédio por este acesso, deverá procurar os policiais militares encarregados pela segurança do Fórum para abertura do portão”.
A decisão de fechar o acesso foi publicada em Portaria e comunicada ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A Corregedoria do TJ, por meio da assessoria de comunicação, informou que a Corte não possui guarda própria e a responsabilidade de garantir a proteção do prédio é da Polícia Militar. Ainda segundo o Tribunal, o atendimento ao público e os serviços no Fórum não estão sendo prejudicados.
No local, apenas dois policiais fazem a segurança do prédio que também não dispõem de câmeras de vigilância. A Comarca de Camaçari é uma das três maiores em número de processos em andamento no estado, atrás apenas de Feira de Santana e Salvador.