A Secretaria da Educação (Seduc) da Prefeitura de São Francisco do Conde têm buscado ajustar o serviço de transporte dos estudantes universitários para as faculdades da região, devido a situação financeira que o município enfrenta e a necessidade de manter uma estrutura para cumprir os roteiros até o final do semestre e do ano.
“São necessários ajustes para finalizar o ano com saldo positivo. Não é possível manter o mesmo quantitativo de ônibus, por conta do orçamento e também devido a uma contestação do Ministério Público com relação ao gasto com o setor de Educação”, afirmou o secretário da Educação, Marivaldo do Amaral.
A princípio, a proposta da Secretaria da Educação seria de nove veículos para atender a demanda do serviço de Transporte Universitário, mas, em um acordo com a Comissão dos Universitários, foi definido 10 veículos para atender a demanda. Dentre as mudanças, ocorreu ainda a retirada dos ônibus aos sábados, para equilibrar o percentual de gastos e garantir os ônibus de segunda-feira a sexta-feira.
Para melhor controle do acesso dos universitários ao serviço de transporte serão confeccionadas carteirinhas de identificação para utilização e acesso ao transporte. Todos os estudantes que dependem do transporte universitário intermunicipal terão que fazer o documento. O cadastro será realizado online, através do site da Prefeitura.
Tem direito ao transporte universitário os estudantes de graduação, técnicos e pós-graduação de instituições de ensino de Salvador, Lauro de Freitas, Candeias e Santo Amaro. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone da Seduc 3651-8572.