O carnaval é sinônimo de alegria e diversão, mas para alguns o momento é de tristeza. A violência em Salvador e Região Metropolitana (RMS) ganhou destaque durante o período festivo e os números são alarmantes. Durantes os nove dias de festa, de 21 de fevereiro e madrugada desta quarta-feira (1º), foram registrados 51 homicídios.
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que não considera os números divulgados no próprio site, como dados oficiais do órgão. Apesar disso, conforme as informações da plataforma online, do total de casos, 19 foram registrados em municípios vizinhos da capital baiana, em cidades como Candeias, Simões, Camaçari, Lauro de Freitas e Dias D’Ávila, além da ilha de Itaparica.
Em Salvador, além das mortes nos circuitos oficiais da festa, foram registrados homicídios nos bairros como Nordeste de Amaralina, Cajazeiras, Tancredo Neves, Pau da Lima, Cabula, entre outros, contabilizando 32 casos. Além da morte do motorista da Uber, Ramiro Fernandes, assassinado na localidade Baixa do Santo Antônio.
Somente nesta terça-feira (28), segundo informações do site da SSP-BA, foram registrados 11 homicídios na capital baiana e cidades da RMS, sendo quatro em Candeias e Camaçari, e as outras sete nos bairros de Pau Miúdo, Pau da Lima, Narandiba, Boca da Mata, Cabula e Valéria.
Em Camaçari, o último registro foi o assassinato de uma mulher no bairro do Verdes Horizontes. A vítima foi surpreendida por homens armados que efetuaram vários disparos. A vítima morreu no local.