Faltou cadeira
Um fato curioso chamou atenção durante a segunda sessão na Câmara Municipal de Camaçari, nesta terça-feira (14). Os vereadores ainda não sabem onde sentar. Com a mudança no cenário político, entre oposição e situação, os edis parecem estar “perdidos” na Casa Legislativa. Com mais duas cadeiras, em relação a legislatura anterior, o espaço ficou apertado, o que também contribuiu para a confusão.
O vereador Teo Ribeiro até brincou, “Jorge [Curvelo] está querendo fazer oposição ao governo dele, está sentando no lugar errado”, comentou o petista sobre o colega que estava no lado direito da mesa diretora, onde tradicionalmente é ocupado pela minoria.
Experiente e brincalhão, Teo ocupou a cadeira de Zé do Pão, que se dirigiu à tribuna para fazer uso da palavra, e depois cedeu o espaço para o correligionário Jackson. A disputa durou alguns minutos e foi resolvida devido os ânimos ainda estarem calmos, afinal, hoje foi apenas a segunda sessão ordinária.
Novatos
O inexperiente Adalto Santos (PSD), nitidamente ansioso, pediu ajuda diversas vezes aos colegas de bancada, sentados ao seu lado, sobre a subscrição de matérias apresentadas hoje (14), na Câmara Municipal, primeiramente, a Jackson Josué (PT), depois a Teo Ribeiro (PT). “Vamos subscrever essa. O que acha, devemos subscrever essa?”, questionava o vereador, que, logo depois, ouvia repetidamente, “fique a vontade, se você quiser, pode subscrever”, ensinavam.
Econômico na defesa das preposições que apresentou, o vereador Binho do Dois de Julho (PCdoB) vai precisar se preparar quando assuntos espinhosos começarem a surgir na Casa Legislativa, se quiser convencer os pares e a sociedade. No mesmo ritmo está a única vereadora, Fafá de Senhorinho (DEM).
Surpresa tem sido os vereadores Dentinho do Sindicato (PT) e Flávio Matos (DEM). Seguros, os dois tem feito defesas de matérias relevantes, como geração de emprego para mulheres, acessibilidade, transporte universitário, reabertura do Conviver, dentre outros assuntos, elevando o debate e se destacando entre os novatos.