O município de São Francisco do Conde sedia na tarde de hoje (24) o Encontro Regional de Profissionais do Programa Federal “Mais Médicos”, na Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Serão 23 municípios da Região Metropolitana de Salvador participantes.
Estarão reunidos, tutores e supervisores para avaliação dos trabalhos realizados e orientação das equipes. O representante da Organização pan-americana de Saúde, Walfrido Chaviano, da Cooperação Brasil x Cuba, aqui na Bahia, também participa do encontro.
A tutora Rita Carvalho explica que o “Mais Médicos” é uma iniciativa que envolve os Ministérios da Saúde e da Educação e funciona como uma bolsa de formação acadêmica e de especialização. Cada equipe tem 10 médicos, e um supervisor para acompanhamento e orientação.
O programa Mais Médicos visa diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da Saúde, fortalecer a prestação de serviços de Atenção Básica, aprimorar a formação médica e proporcionar maior experiência no campo de prática médica durante o processo de formação.