Um pescador, identificado como José Santos da Conceição, morreu após o barco em que esta com mais dois colegas naufragar na manhã desta segunda-feira (3), em Ilhéus, no sul do estado. Conforme a Marinha do Brasil, ainda não há detalhes do que teria causado o naufrágio, mas um alerta de ressaca foi emitido nesta segunda, por conta das rajadas de ventos que atingem o litoral baiano e deixam o mar agitado. O corpo de José Santos deve ser enterrado nesta terça após liberação do DPT.
O Acidente
Os pescadores sobreviventes informaram que não ficaram sabendo do aviso e saíram para pescar mesmo assim, na manhã desta segunda-feira. Ao perceberem o tempo ruim, eles decidiram voltar, mas o barco afundou. Nenhum dos homens que estavam na embarcação usava coletes salva-vidas.
Conforme os pescadores, a embarcação virou na água por volta das 11h, na área conhecida como Boca da Barra, na Baía do Pontal. Pedaços da embarcação foram encontrados na areia da praia, bem distante do local do acidente. Testemunhas relataram que viram o momento em que o barco afundou e quando dois dos pescadores conseguiram se salvar. O terceiro pescador chegou a ser levado para o Hospital Regional Luís Viana Filho, mas não resistiu. No fim desta tarde, o barco que naufragou foi rebocado por outra embarcação com a ajuda dos dois pescadores que sobreviveram.
A Marinha informou que emitiu um aviso de alerta sobre o mau tempo entre as regiões de Caravelas, no sul da Bahia e Salvador, passando por Ilhéus, com ventos fortes até às 21h de terça-feira (4).