“É muito mais interessante para o servidor que o município tenha adotado essa postura de ter responsabilidade técnica na condução desse processo para que não faltem recursos, inclusive, para o pagamento em dia, de suas obrigações”, detalha o Secretário Municipal da Fazenda, de Camaçari, Renato Almeida, sobre a impossibilidade de aumento de salário para os professores de Camaçari, que estão em paralisação desde a última terça-feira (1).
Renato Almeida foi entrevistado do Programa Bahia no Ar desta quinta-feira (3). Na ocasião, o chefe da pasta da Fazenda afirmou que o município há três meses tem participado de intensas conversas com a categoria. “São três meses de conversas mediante os representantes da categoria em discussões exaustivas. Ainda assim, me coloco a disposição para qualquer tipo de diálogo para explanar a real situação orçamentaria do município. Se o município não concede o reajuste, não por falta de vontade, é por impossibilidade”, esclarece.
“Para que a gente honre com os compromissos de pagamento de salários até o fim do ano teremos que remanejar o orçamento de outras áreas de governo para frente às despesa com o pessoal”, explica o secretário sobre a real situação orçamentaria do município.
Almeida destacou ainda que se comparados os salários dos professores de Camaçari com os salários de profissionais de cidades como, Alagoinhas, Feira de Santana e conquista, por exemplo, os da Região Metropolitana ainda são maiores. “Os professores de Camaçari têm uma faixa salarial hoje muito maior do que nesses municípios. Que fique claro, somos defensores! O servidor público tem que ser bem remunerado. Mas nesse momento não se trata da vontade, mas da impossibilidade”, pontua o secretário.
“Vale ressaltar que não foi só o reajuste que foi pauta da campanha salarial de 2017. Foram apresentados cerca de 15 itens e, que alguns deles,já estão sendo atendidos nesse momento”,lembra.
Durante a entrevista, Renato Almeida afirmou que o comportamento da arrecadação do município não permite ao mesmo, hoje, fazer qualquer tipo de expansão em gastos.
com a palavra os senhores secretários que abocanham do município mais de um milhão por ano com seus vencimentos e querem nos convencer das dificuldades financeiras do município e pregar a austeridade nas contas publicas, proponho o seguinte senhores secretários se as condições que os senhores nos apresentam são tão verídicas deem o exemplo reduzam seus salários ao teto estabelecido aos secretariado de governo que é de 15.000,00 R$ se não me engano durante todo o tempo em que vcs senhorias permanecerem no cargo dando aos servidores o exemplo pela condição debilitante em que se encontra o município. é muita… Leia mais »
Boa tarde, aumento para os prfossores nao tem como mas… aumento para o prefeito, vereadores e todos os secretarios inclusive o da fazenda, foi possivel e vale ressaltar com um percentual alto.
Pagar em dia não é favor, é obrigação.
E o aumento do servidor ADM, estamos a 17 meses sem aumento mesmo com as promessas eleitoreiras.
É justo?
Um absurdo total essa fala do secretario da fazenda além de não convencer ninguém dessa repentina pobreza do municipio pois os seus altos salários e assim como de diversos cargos comissionados.Deveria esclarecer a população sobre os contratos milionários com a naturale!!! Pra isso então tem dinheiro????