A Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) se pronunciou sobre a denúncia feita por um funcionário da Escola Caic Ilda Leal, que tornou pública a difícil situação de quem frequenta e trabalha na instituição de ensino. O teor da denúncia, divulgada em matéria publicada na manhã desta segunda-feira (07), inclui a preocupação com as constantes invasões de usuários de drogas (que fazem uso de entorpecentes em plena luz do dia) e de animais pastando no local (um aluno já foi atingido por um coice).
A resposta solicitada pela reportagem veio por intermédio do diretor administrativo da Seduc, Francisco Lima, que informou: “Já fizemos um levantamento o relatório com todas as intervenções que o Caic necessita já está pronto. Estamos mobilizando uma equipe para realizar o trabalho que deve iniciar ainda essa semana”.
Francisco explica que o projeto do Caic, por se tratar de uma obra executada na segunda metade da década de 90, cumprindo premissas de um projeto padrão nacional, é muito diferente das estrutura das demais escolas públicas do município. “São aproximadamente 3 mil metros quadrados que, segundo o padrão Caic, são cercados por alambrado. Nos pontos em que o alambrado foi danificado, seja por ação do tempo ou de vândalos, nós iremos realizar o devido reparo nos próximos dias”, garante.
No plano traçado para solucionar os problemas detectados, também está inclusa a realização de um trabalho de conscientização com a comunidade. “Pretendemos fazer uma campanha educativa, para falar da importância de conservar o patrimônio público e dos perigos que as crianças correm quando são abertas passagens para colocar animais na área da escola”, explica, acrescentando que, de imediato, também serão realizadas revisões no sistema hidráulico e elétrico.
A possibilidade da construção de um muro não está descartada, embora tal intervenção fuja do padrão estrutural das escolas Caic espalhadas pelo Brasil. “O muro, bem como uma reforma estrutural mais completa, são intervenções previstas para a segunda etapa de revitalização das escolas públicas municipais de Camaçari. É um projeto para 2018, já que a primeira fase, que deve ser concluída este ano, contempla outras 20 unidades de ensino da cidade”, revela.
Entre os compromissos assumidos pela Seduc com os funcionários e frequentadores do Caic está uma visita da secretária Neurilene Martins, gestora da pasta de Educação, na unidade de ensino nos próximos dias. A reportagem do Bahia no Ar vai acompanhar o desenrolar dos compromissos firmados.
Vamos continuar cobrando as providências.
Incrível que esse Prefeito só se manifesta quando há denúncia . Creio eu que no dia que parar de denunciar essa Cidade vai pro brejo..
Estribaria de cavalos que vergonha,