Há muita expectativa em torno da assembleia geral que será realizada pelos professores das escolas públicas municipais de Camaçari, na tarde desta segunda-feira (04), no Teatro Alberto Martins. Embora a categoria não tenha feito declaração oficial explicando a antecipação do encontro, que originalmente aconteceria na terça-feira (05), os mais otimistas preveem que a reunião culminará no anúncio do fim da greve que já dura 25 dias.
Apesar do mistério mantido pelo Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), há indícios de que uma possível mudança de postura por parte do governo municipal tenha feito a categoria reavaliar os rumos do movimento grevista.
Em conversa com o portal Bahia no Ar, a secretária de Educação, Neurilene Martins, revelou que, na sexta-feira (1°), o prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo, assinou uma declaração se comprometendo a fazer a reposição do valor que havia sido cortado do salário dos profissionais de educação, por conta dos dias não trabalhados. O documento ainda garantia a retomada da discussão da proposta de reajuste plurianual, o principal item da pauta de reivindicações.
A assinatura dessa declaração pelo prefeito teria sido o motivo para a categoria decidir pela antecipação da assembleia geral. Diante deste quadro, a expectativa de Neurilene é otimista. “Espero que possamos construir um sentimento de compreensão com os professores e que o avanço no diálogo sobre o reajuste tenha sido um passo definitivo na direção do retorno das aulas”, disse.