Nos últimos dias, a população tem percebido um fluxo menor de vendedores ambulantes no centro de Camaçari, o que reduziu significativamente a poluição sonora e visual das principais vias de circulação de pedestres da cidade. De acordo com Namucies Souza, coordenador da Secretaria de Serviços Públicos de Camaçari (Sesp), o trabalho para coibir o comércio informal nas adjacências da Praça Desembargador Montenegro é feito com base no diálogo, sem apelar para ameaças ou abordagens agressivas, diferente de boatos que circulam pelas redes sociais.
Esta semana, um vídeo antigo mostrando funcionários da Sesp apreendendo frutas foi resgatado e distribuído através do WhatsApp como se fosse algo recente. Namucies confirmou, em entrevista ao programa Bahia no Ar, que, de fato, as imagens registradas são antigas e contou como tem sido seu método de trabalho.
“Durante esse período, não aconteceu nenhuma ação parecida com a que aparece no vídeo. Não aconteceu e não vai aconteceu. Estamos sempre dialogando com eles, conscientizando de que o centro não suporta essa quantidade de ambulantes”, revela, informando que tem realizado abordagens bem cedo, nos pontos de distribuição, de forma preventiva.