A Secretaria da Educação de Camaçari, por meio da secretária Neurilene Martins e do diretor financeiro da pasta, Gileno Moura, prestaram contas das ações realizadas pela secretaria no segundo quadrimestre deste ano, em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (16).
Neurilene iniciou com uma homenagem a todos os professores pela passagem do seu dia. Logo em seguida, mostrou os dados do quadro atual da educação no município, que contém cerca de 35 mil estudantes e 102 unidades escolares.
Na ocasião, a secretária mostrou as ações que estão em desenvolvimento. Entre as já realizadas, o aumento da frota de ônibus do transporte escolar; o investimento de R$ 4 milhões de reais em aquisição de gêneros alimentícios, fonte de recursos federais e municipais, o que corresponde a um acréscimo de mais de R$ 1 milhão em relação ao ano passado para as merendas dos estudantes; e a requalificação de 10 escolas, além dos cuidados pontuais em praticamente todas as unidades de ensino municipais.
Na avaliação institucional da sala de aula às políticas públicas, Neurilene informou dados preocupantes para o município, como o fato de apenas 5% dos estudantes do 5º ano conseguirem interpretar um texto. “São dados como esses que nos fazem ficar acordados para descobrir meios de como melhorar nossa educação”, comentou.
Em seguida, o diretor financeiro Gileno Moura mostrou as contas do município e da secretaria, abrindo espaço para a participação do público. O srº Eliseu de Oliveira denunciou o abandono da Escola Municipal Virgínia Reis Tude, no bairro do Verdes Horizontes, e solicitou uma nova unidade escolar para a localidade. A secretária se comprometeu enviar uma equipe para averiguar as informações, e verificar a possibilidade de instalar uma nova escola no bairro.
A audiência foi presidida pelo vereador Júnior Borges (DEM), presidente da Comissão de Educação e Assistência Social.