Alguns nomes indicados por vereadores de Camaçari para receber o Título de Cidadão Camaçariense causaram inquietude e dúvidas entre os moradores do município. No total, serão entregues 16 Títulos em sessão solene marcada para a manhã desta quinta-feira (12), no plenário da Casa Legislativa, a partir das 9h.
O referido Título, que é concedido anualmente pela Casa Legislativa Municipal, assim como, em outras cidades do território nacional, visa homenagear personalidades nascidas em outras cidades, mas que prestaram relevantes trabalhos aos moradores do município que o concede. “O Título de Cidadão é uma honraria que significa que a pessoa foi adotada pelo município passando a ser considerada uma conterrânea”, descreve o presidente da Casa, vereador Téo Ribeiro (PT).
Entre os nomes indicados a receber o Título de Cidadão Camaçariense está o do chefe da Casa Civil do Estado, Rui Costa, nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a sucessão estadual. A indicação feita pela vereadora Professora Patrícia (PT) deixou uma ‘pulga atrás da orelha’ em alguns moradores da cidade que afirmam que o político não tem uma história tão próxima com o município para receber tal honraria e essa iniciativa não passa de interesse de projeção política.
Outra indicação que levantou os mesmos questionamentos foi a do vereador Elinaldo (DEM), que apontou o nome de José Ronaldo de Carvalho (DEM), político baiano amplamente conhecido que já exerceu mandatos como vereador e prefeito de Feira de Santana e já foi deputado estadual e federal, parece receber o Título. Em 2009, José Ronaldo tentou uma vaga no Senado, mas não obteve êxito, e tudo indica que na eleição do próximo ano ele vá pleitear algum cargo.
No nível político municipal também existem algumas indicações curiosas, como a feita pelo vereador Dilson Magalhães (PSC), para que a honraria seja concedida ao atual secretário de Governo de Camaçari, Sergio Paiva, e também a feita pelo vereador Bispo Jair (PRB), que sugeriu o nome de Jaime Guilherme Souza da Silva, que já foi secretário municipal na gestão do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.