Após um ano de insucessos, e apenas uma conquista de título (Campeonato Baiano), pelo menos o torcedor do Vitória pode celebrar a permanência na elite do futebol brasileiro. Jogando contra o Flamengo, no Barradão, o rubro-negro baiano perdeu para o Flamengo por 2 a 1, mas graças ao empate do Avaí e derrota do Coritiba, confirmou a manutenção na Série A em 2018.
Sem passar por sustos, o Vitória terminou o primeiro tempo em vantagem. Buscando o gol para se tranquilizar, o rubro-negro baiano demorou, mas conseguiu o objetivo aos 40 minutos.
Após boa troca de passes com Kieza, Carlos Eduardo recebeu passe na entrada da área, dominou, e chutou forte, no canto esquerdo do goleiro César, que esticou, mas nada pôde fazer para evitar o gol do Vitória.
No segundo tempo, o Flamengo chegou ao empate aos 30 minutos. Após boa jogada de Vinícius Júnior, a bola foi tocada para o zagueiro Rafael Vaz, que chutou colocado, e venceu o goleiro Fernando Miguel.
Nos minutos finais, Diego, cobrando pênalti, decretou o triunfo do Flamengo, mas com o gol da Chapecoense, aos 50 minutos do segundo tempo, o Vitória celebrou a permanência na elite em 2018.
Com o resultado, o Vitória termina à Série A na 16ª posição com 43 pontos, vendo o Coritiba e Avaí serem rebaixados também com 43.
Graça a desgraça do chapecoense