Como já sabemos, Ba-Vi é o clássico de futebol em que se enfrentam os principais clubes da cidade de Salvador e do Estado da Bahia, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória. Pela grandeza das torcidas, representatividade e tradição dos dois clubes envolvidos, é considerado o maior clássico da região Norte-Nordeste e um dos maiores do Brasil.
O primeiro jogo entre os dois clubes foi realizado no antigo Campo da Graça, o tricolor venceu o Rubro-negro por 3×0. Mas, o clássico só viria a atingir a dimensão que possui hoje e atrair um número maior de torcedores graças a construção do antigo Estádio Octávio Mangabeira (atual Arena Fonte Nova). A partir de 1995, muitos clássicos passaram a ser disputados também na casa do Vitória, o Estádio Manoel Barradas, conhecido como Barradão.
O atacante Carlito, pelo lado do Bahia, é o maior goleador nos Ba-Vi, marcado 21 gols. Pelo lado do Vitória, essa marca é do atacante Juvenal, décadas de 1940 e 1950.
Antes do Ba-Vi de hoje à tarde, que acontecerá às 16, válido pela 6° rodada do Campeonato Baiano com mando de campo do Vitória. Já disputados 483 clássicos, com 180 triunfos e 639 gols marcados pelo Tricolor. Já o Leão da Barra ganhou154 vezes e marcou 574 gols. Outros 149 duelos ficaram no empate e somando todas as vezes que a bola balançou a rede temos 1.213 gols.
Não dá para apontar o Ba-Vi mais emocionante, isso fica por conta da emoção de cada torcedor.
Esse um Ba-Vi de novatos não só em campo, mais também para os atuais mandatários dos clubes. Para o Ricardo Davi, Presidente do Vitória e Guilherme Bellintani, Presidente do Bahia, terão uma visão diferenciada sobre o clássico.
Toda a História é importante, todas emoções positivas são válidas. Porém, o mais importante é que tenha um Ba-Vi de Paz e que vença o melhor desta tarde.