Na tarde desta terça-feira, 27, foi assinado durante cerimônia realizada na Cidade do Saber, o Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Prefeitura Municipal de Camaçari e a Universidade Federal da Bahia – UFBA. O documento assegura o funcionamento imediato da instituição na cidade, que com a oferta de 100 vagas para o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação.
O evento considerado um marco para a educação do município contou com as presenças do ministro da Educação, Mendonça Filho, do prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, do reitor da UFBA, João Carlos Salles, do deputado federal Paulo Azi, além de vereadores, secretários e diversas lideranças da cidade.
Durante a cerimônia, o deputado Paulo Azi, enfatizou a dedicação do gestor do município no processo para que a instituição fosse implantada na cidade, tendo em vista, que a mesma foi promessa de campanha diversas vezes dos seus adversários políticos.
“Desde o começo ficou claro que sem a participação da prefeitura não seria possível que hoje acontecesse este evento e você [Elinaldo] sempre disse que não faltaria esforço e dedicação e os recursos financeiros para que Camaçari pudesse ter um campus da universidade federal”, disse.
Na mesma linha de Azi, o deputado federal Antônio Imbassahy, parabenizou o prefeito pela conquista do município. “Parabéns à população de Camaçari”, falou.
Durante seu discurso, o prefeito Elinaldo lembrou que não teve a oportunidade para frequentar um curso superior, por conta da vida humilde que levou e disse estar feliz com a vinda da UFBA para Camaçari. “Será uma abertura de portas para a chegada de outras universidades para o município”, pontuou.
Inicialmente a instituição funcionará de forma temporária na Cidade do Saber, até que a sede própria da universidade passe pelas reformas necessárias. O local definitivo será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.
Agora, a instituição se dedica à construção de um calendário acadêmico especial para o campus de Camaçari e a expectativa é de que as aulas iniciem ainda este semestre.