Se dentro de casa o Vitória mostrou-se aguerrido contra o Flamengo, na estreia do Campeonato Brasileiro, quando empatou por 2 a 2. O rubro-negro foi visitar o Atlético-MG e o time foi apático e muito tímido, margando assim a sua primeira derrota na competição, por 2 a 1. Vale ressaltar as falhas do sistema defensivo do Leão.
O primeiro tempo do duelo entre mineiros e baianos até que começou equilibrado, sem grandes ações ofensivas e o Esporte Clube Vitória controlando com uma forte marcação e até ai o jogo transcorria com certa tranqüila. Porém, após o gol de Ricardo Oliveira, marcado aos 18 minutos, aproveitando cruzamento perfeito de Gustavo Blanco, o Leão sentiu a pancada e a partida que era equilibrada, ganhou contornos de predominância atleticana de forma clara, e foi por muito pouco, que o Galo não matou o jogo diante a sua superioridade, inclusive com venezuelano Rómulo Otero, acertando a trave em duas oportunidades.
No segundo tempo, o Vitória mudou a postura, foi mais agressivo, buscou o gol nos primeiros minutos, e foi até superior que o Atlético-MG, por infelizmente não empatou o gol após uma bonita de Neilton, porém, matou o fogo inicial ainda no berço com o jogo voltando ao equilíbrio, o Atlético-MG recuperou o fôlego e para complicar, ampliou o placar com Roger Guedes. O Vitória ainda resistiu descontando com o zagueiro Gabriel marcando contra já os 41 minutos. Mas a partir daí, o jogo se arrastou até o seu final registrando a 1ª derrota do Leão e a 1º triunfo do Galo na competição.
O Esporte Clube Vitória retorna para Salvador nesta segunda-feira, na terça-feira se reapresenta e já inicia os preparativos para enfrentar o Corinthians, agora pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na quinta-feira folga, na sexta-feira se apresenta e no sábado embarca novamente para Minas Gerais local onde Domingo encara o América-MG no mesmo Estádio Independência às 16h pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.