Desde o último domingo (22), a conta de energia já está pesando no bolso dos baianos. O reajuste de até 17,27% nas tarifas da Coelba afeta os consumidores residenciais e aqueles que são consumidores conectados à alta tensão (indústria) – nesses casos, o reajuste será de 16,17%. O novo valor foi aprovado na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para economizar energia e sentir menos os impactos dos reajustes no bolso, algumas precauções podem ser tomadas, como adquirir aparelhos elétricos eficientes; desligar o computador – se não for utilizá-lo dentro de uma hora; retirar o carregador do celular da tomada, quando não estiver utilizando; optar por lâmpadas LED; aproveitar a iluminação natural (luz do sol); evitar dormir com os televisores ligados e estabilizar a temperatura do ar condicionado também ajuda a economizar.
A Coelba informou que este ano a empresa passou pela quarta Revisão Tarifária, processo realizado periodicamente pela Aneel em todas as distribuidoras de energia elétrica do país. No caso da Bahia, a Revisão Tarifária ocorre a cada cinco anos, conforme contrato de concessão que foi estabelecido entre a empresa e a União.