O Centro Educacional Sistema Master, acreditando que “Estudar é poder” oferece aos discentes uma educação para toda a vida, promovendo a construção do conhecimento através da pesquisa, investigação, sistematização e produção científica de situações e problemas da atualidade, despertando a criticidade das relações que se processam no espaço onde estão inseridos.

Baseando- se nesses conceitos, a instituição realizou uma aula de campo no semiárido baiano, com os alunos do ensino médio que exploraram os municípios de Retirolândia, Valente e Conceição do Coité.

Os estudantes visitaram a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira, uma das maiores indústrias têxteis de sisal do mundo, que fica localizada na cidade de Valente, onde puderam conferir de perto como o sisal é manufaturado em produtos.

Tapetes, carpetes, fios, cordas, bolsas e fibras de sisal são produzidos na região. Conheceram também a vegetação da caatinga e as ações antrópicas representada pelo processo produtivo regional, uma vez que as atividades são desenvolvidas sem o manejo adequado da caatinga, provocando o avanço do desmatamento.

Outra parte interessante da viagem foi a trilha da Serra do Mucambo, situada na imensa área de caatinga da região do distrito de Salgadália, no município de Conceição do Coité, um santuário ecológico ímpar no âmbito do bioma caatinga e neste contexto do sertão da Bahia.

Os alunos puderam desfrutar de uma serra solitária e aprazível em plena harmonia com o meio ambiente e a paisagem.

Como acontece o desenvolvimento da região sisaleira, nos aspectos: sociais, econômicos e sustentáveis.

0 0 votos
Article Rating