A FIFA decidiu abrir um procedimento disciplinar contra o México por conta dos gritos homofóbicos dados por sua torcida na partida contra a Alemanha, vencida pelos mexicanos por 1 a 0 no último domingo. Os gritos de “puto”, que significa “bicha” em espanhol, foram dados a cada tiro de meta do goleiro Manuel Neuer.
Antes do início da Copa, a Federação Mexicana divulgou comunicados para seus torcedores, nos quais pedia claramente para ninguém gritar a palavra “puto” durante os jogos. Não adiantou. A tendência é que a Fifa faça o que sempre fez nesses casos: multe a federação. Desde a Copa de 2014, a Federação do México foi multada sete vezes.
O Brasil também chegou a ser multado durante as eliminatórias sul-americanas, por causa do grito de “bicha” – uma adaptação que torcedores brasileiros fizeram do costume mexicano. A Fifa vem tentando banir dos estádios cantos e gritos homofóbicos, racistas ou que representem qualquer outro tipo de preconceito. Há um ano, na Copa das Confederações, esta já havia sido uma preocupação por parte da Femexfut.