A escalação de Ronaldo como titular foi uma das sete modificações promovida por Vagner Mancini no triunfo sobre o Sport, na última quinta-feira, no Barradão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Formado no clube, o goleiro realizou apenas a terceira partida como profissional, mas foi a primeira vez que ganhou a vaga por critérios técnicos. Nos outros dois jogos em que atuou, contra Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste, e Chapecoense, pela Série A, Elias não estava à disposição. Nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva concedida na Toca do Leão, Ronaldo falou sobre a reunião e a reação do colega de elenco.
“Cara, na verdade, o Mancini chamou a mim e ao Elias e foi bem franco com a gente, bem honesto. Conversou, disse que me daria oportunidade. O Elias, bastante respeitoso, assim como eu também sou com quem esteja jogando, claro que não aceitou, né? No mundo que a gente vive, a gente não aceita essa coisa de não jogar, mas ele respeitou bastante e aceitou o meu momento”, disse o goleiro.
Pela confiança recebida de Mancini e por não ter sido vazado nas três partidas em que atuou, Ronaldo considera 2018 uma temporada especial.
“Muito feliz. Sempre falo para todo mundo que isso é só recompensa do trabalho que a gente vem fazendo no dia a dia. Não só eu, mas todos os goleiros que trabalham juntamente com o Ferreira, com o Washington. Acho que tem que estar preparado sempre e todos têm que estar em alto nível para quando solicitado dar conta do recado”.
Ronaldo deve ser mantido na equipe para a partida de domingo, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o goleiro faz um alerta sobre uma das dificuldades que o Vitória encontrará no estádio adversário: a grama artificial.
“Com certeza modifica. Acho que pra gente principalmente. As vezes uma bola que no campo normal vem parando, ela corre muito mais. Quica no chão e pega velocidade, quica e sobe mais… É totalmente diferente de um campo normal. O segredo é tentar se adaptar o mais rápido possível ao campo e fazer um grande jogo”.
Com 18 pontos, o Vitória ocupa a 13ª colocação da Série A. O Atlético-PR, com um jogo a menos, tem 10 pontos e aparece na penúltima posição da tabela de classificação.