Em ritmo de pré-campanha, o secretário da Casa Civil da Bahia e pré-candidato à sucessão no Estado, Rui Costa (PT), já começou a assumir alguns compromissos com a população baiana a fim de ganhar a credibilidade dos eleitores.
Entre as promessas já feitas pelo pré-candidato petista está o cumprimento do cronograma de obras do sistema do metrô na capital baiana e a linha 1 que deve entrar em operação comercial no mês de setembro. Segundo Rui, Salvador terá metrô em 2014 “com absoluta certeza. Todos os prazos estão mantidos e o grande público vai ter essa operação em setembro”, enfatizou.
Batizado como pai da mobilidade urbana pelo governador Jaques Wagner (PT), Rui Costa acredita que agora que o metrô é responsabilidade do Estado e não mais da Prefeitura de Salvador, desde abril deste ano, foram conquistados diversos avanços. “Conseguimos também iniciar projetos complementares da mobilidade com as vias de acesso para garantir a chegada das pessoas às estações, as obras viárias da avenida Paralela que serão alimentadoras do metrô”, enfatizou.
Atualmente, o sistema tem apenas 6,6 km construídos que estão desativados. Passará por uma expansão dividida em 5 etapas que integrará o centro da cidade até o bairro de Águas Claras, nas proximidades de Cajazeiras, e o município de Lauro de Freitas.