Será diante do Flamengo, em um Maracanã lotado, que o Vitória terá a missão de voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira – mais de 40 mil ingressos já foram vendidos. Apesar de ser atropelado por 3 a 0 para o Atlético-PR no Sul, o Rubro-Negro carioca tem 37 pontos e briga pela conquista do título. Já o Leão, que perdeu pelo mesmo placar para o Palmeiras, em casa, no domingo, aparece na zona de rebaixamento com 19 pontos e não ganha há quatro jogos.
A equipe titular terá algumas mudanças quanto ao último duelo contra o Palmeiras. A primeira de todas é a volta do goleiro Elias, que perdeu espaço para Ronaldo, mas após as partidas instáveis do atleta oriundo da base, ganha espaço novamente. O volante Arouca retorna após não poder enfrentar o Palmeiras por força contratual e Léo Gomes fará a sua estreia pela equipe principal nesta quinta-feira. Ele atuará entre as linhas de defesa e meio-campo, na mesma posição que Ramon jogou nas últimas partidas. Fechando as certezas de mudanças, o atacante Léo Ceará já retorna ao clube colocando Walter Bou no banco de reservas, após as partidas irregulares do argentino.
A única dúvida do treinador é quanto à defesa. Certo é que Jeferson, Aderllan e Benítez seguem como titulares, mas Carpegiani decidirá na preleção se o zagueiro da base Lucas Ribeiro começa a partida e fará a sua estreia como profissional, ou se Ruan Renato segue entre os onze iniciais.
Lesionados: Kanu, Erick, Luan, Walisson Maia, Juninho e Todinho
Pendurados: Rodrigo Andrade, Neilton, Kanu, Ruan Renato, Marcelo Meli e Wallyson
O técnico Paulo César Carpegiani sabe a necessidade de melhorar o aspecto psicológico do grupo, que está apático.
“Tudo passa pela emoção e precisamos melhorar neste aspecto. Mas logicamente que tem muitos outros fatores que devemos melhorar. Espero que a gente consiga colocar em prática contra o Flamengo o que foi trabalhado”, afirmou Carpegiani.
Apesar de enfrentar uma situação de favoritismo, os jogadores do Fla não esperam facilidades, pois entendem que o segundo turno vai reservar ainda mais dificuldades, já que todos os rivais têm que lutar por algo. O técnico Maurício Barbieri concorda com esta posição, mas entende que a equipe precisa de tranquilidade para voltar a brigar pela liderança. “Não podemos acreditar que está tudo errado, pois estamos fazendo a melhor campanha de pontos corridos do clube, passamos da fase de grupos da Libertadores e estamos nas semifinais da Copa do Brasil. A irregularidade muitas vezes vai aparecer, pois, inclusive, chegaram reforços que estão se adaptando. Mas acredito que com equilíbrio podemos fazer um bom jogo e passar pelo Vitória”, disse Barbieri.
O treinador do Flamengo não confirmou a escalação, mas dessa vez não deverá preservar titulares. Ele tem todo o elenco à disposição e deve manter a base considerada titular.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X VITÓRIA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de agosto de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
FLAMENGO: Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Gustavo Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri
VITÓRIA: Ronaldo, Jeferson, Aderllan, Ruan Renato e Nicolás Benitez; Arouca, Rodrigo Andrade e Yago; Neilton, Erick e André Lima (Walter Bou)
Técnico: Paulo César Carpegiani