Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1992, partido que atualmente preside em Camaçari, o vereador Marcelino, 45 anos, está exercendo o seu segundo mandato como parlamentar. É líder da bancada do governo, função que desempenha desde 2009. Na eleição de 2012, conquistou a reeleição com 2.055 votos.
Além de líder da bancada do governo, preside a Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Políticas Públicas para as Mulheres. Criou, entre outros projetos, a Lei que institui a obrigatoriedade de elevadores adequados aos usuários de cadeira de rodas em toda frota de ônibus do sistema de transporte coletivo. Também é autor da indicação que solicita a construção do Museu Histórico Artístico e Cultural.
Marcelino iniciou suas atividades profissionais como operário do Polo Petroquímico, onde ingressou no movimento sindical, liderando movimentos por elevações salariais e melhorias das condições de trabalho. Foi ainda coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU).
Na esfera pública, atuou como assessor parlamentar, coordenador de Eventos e secretário de Governo da Prefeitura de Camaçari.