Lauro de Freitas avança nos procedimentos para a implantação efetiva do projeto Cidade Digital no município, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucti) – iniciou na última segunda-feira (6), a instalação de fibra óptica na cidade. Com a conclusão dos serviços a população poderá contar, por exemplo, com acesso gratuito a internet nas praças da cidade.
De acordo com o superintendente da Sucti, João Paulo Moura, o Cidade Digital trará benefícios para otimização dos serviços prestados pela PMLF ao cidadão (agilidade na tramitação de documentos) e proporcionará mais comodidade ao laurofreitense (wi-fi nas praças). “A empresa terceirizada responsável pela colocação da fibra óptica tem 60 dias para concluir o serviço. A partir daí teremos mais 30 dias para iniciar o gerenciamento da rede”, pontua.
Cidade Digital – Viabilizado pelo Ministério das Comunicações, através das prefeituras, o programa tem o objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes: Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação; Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.