A União terá dificuldades em pagar os salários do funcionalismo a partir de 2020, caso a reforma da Previdência não seja aprovada. Sem as mudanças nas regras para aposentadoria, os gastos com saúde, educação e segurança ficarão comprometidos antes de 2023. As conclusões constam de relatório divulgado nesta sexta (15) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.
Segundo a secretaria, a não aprovação da reforma põe em risco a solvência do Estado. Isso porque o crescimento da dívida pública, prevista para encerrar 2019 entre 78,3% e 80,4% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos), vai disparar para 83,9% em 2020 e 102,3% em 2023, na falta de mudanças na Previdência.
De acordo com a nota técnica, o rombo da Previdência acumulado em 12 meses saltou de 1,3% do PIB em novembro de 2009 para 2,9% do PIB em novembro de 2018. As receitas da Previdência – contribuições que trabalhadores e patrões pagam para financiar os benefícios – ficaram relativamente estáveis, passando de 5,5% para 5,7% do PIB no mesmo período. As despesas, no entanto, saltaram de 6,8% para 8,5% do PIB. A comparação com o PIB minimiza os efeitos de crises econômicas sobre tanto sobre a arrecadação como as despesas.
O texto ressalta o descompasso entre a arrecadação e os gastos da Previdência Social. Embora a arrecadação tenha ficado estável pela falta de mudança de regras, as despesas têm aumentado ano a ano por causa do envelhecimento da população e do aumento da expectativa de vida, que demandam cada vez mais o pagamento de aposentadorias e de pensões.
So n tem para pagar para o povo
Kkkkkk
Uma velha história primeiro começa cortar as mordomias dos políticos em Brasília de juízes entre outros poderes do país
Se devolverem tudo que foi desviado,tudo se resolve!!!
Pois é já no estado de Tocantins um juiz ganha quase 300 mil país do comandado por hipócritas
Sem reduzir os salários absurdos dos políticos e roubos na previdência, realmente fica difícil.
#BolsonaroTemRazão vamos apoiar a previdencia
So cortar as regalias dos deputados e senadores de toda a corja que rapidinho aparece dinheiro pra pagar todo mundo
?????
Paga sim e so os políticos pararam de roubar o dinheiro público!!!
As eleições de 2014 foi a mais cara da história ,logo depois foi votado bilhões em perdão de dividas de pis e confins a empresas bancos todas solidas com alto ganho em lucro velhas conhecidas precisa ser mais claro ,todos que gastaram milhões em campanha já tava com voto pronto a favor da reforma trabalhista e da previdência ta claro em ainda tem milhões de pessoas que vão fazer privada ta claro as evidências ???? Ou a união virou papai noel boa boazinha ..PIS e confins imposto do SUS e previdência ..
As eleições de 2014 foi a mais cara da história ,logo depois foi votado bilhões em perdão de dividas de PIS e confins, a empresas e bancos todas solidas com alto ganho em lucro velhas conhecidas, precisa ser mais claro ,todos que gastaram milhões em campanha já tava com voto pronto a favor da reforma trabalhista e da previdência ta claro e ainda tem milhões de pessoas que vão fazer privada ta claro as evidências ???? Ou a união virou papai noel boa boazinha ..PIS e confins imposto do SUS e previdência ..
Se os políticos diminuírem seus salários e abrir mão dos benefícios e auxílios sobra dinheiro demais
Curta, acompanhe e divulgue a página do movimento Auditoria Cidadã da Dívida. Eles tem anos de trabalho denunciando as verdadeiras razões de estarmos quebrados nas contas públicas enquanto o lucro dos bancos bate recordes seguidos em plena crise. Quer salvar sua aposentadoria? Informe-se!
https://www.facebook.com/auditoriacidada.pagina/