Nesta terça-feira (18), por 47 votos a 28, o plenário do Senado aprovou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que pede a suspensão dos decretos do presidente Jair Bolsonaro que facilitaram o porte de armas.
Com a decisão, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Enquanto a Câmara não analisar o tema, as regras previstas nos decretos continuarão valendo.
O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa.
O primeiro decreto sobre armas e munições foi assinado em 7 de maio. Desde então, foi alvo de questionamentos na Justiça e no Congresso Nacional (saiba o que mudou com o primeiro decreto).
Diante da polêmica em torno do assunto, Bolsonaro recuou e, em 22 de maio, assinou um outro decreto sobre o tema. A medida também se tornou alvo de contestações (saiba o que mudou com o segundo decreto).
A discussão no plenário sobre o parecer da CCJ levou cerca de três horas. Durante o debate, dez senadores favoráveis aos decretos e dez contrários puderam discursar – cada um teve direito a três minutos de fala. Logo depois, o resultado da votação foi anunciado.
Em julho deste ano, pesquisa do Ibope realizada em março, após o primeiro decreto do presidente Jair Bolsonaro, apontou que 73% dos entrevistados eram contrários à flexibilização de porte de armas para cidadãos comuns e 26% são favoráveis. Informações do G1.
Que bom agora que o decreto foi derrubado os deputados agora não precisa andar mais de carro blindado porque não vai ter mais armas
Junior Cesar a Taurus n gostou disso ? kkkkkkkk
Junior Cesar poisé ???
O problema é que os políticos de esquerda, que apoiam os marginais, só tem seguranças e carro blindados para ganhar um troço por fora.
??????
Estou no Face desde 2016 gritando que foi golpe,que Moro é bandido,daí vem o THE INTERCEPT
e leva a fama.
Assim não vale.
Gostaria de saber se se os 47 senadores que votaram contra andam com seguranças armados e de carro blindado?
Se não, eu acredito no poder do estatuto do desarmamento.
Parabéns senadores, primeira vez que vejo vcs trabalhando certo
Muito bom ,é para isso que votei em vcs.
Eles derrubaram pq a partir de hoje, eles vão garantir a segurança para a população brasileira, todos vão poder usar seus smartphones em qualquer lugar a qualquer hora sem ser assalto. ?SQN
Vagabundos
Venceram os comedores de capim.