A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou nesta segunda-feira (8) que, devido ao bloqueio de 30% nos repasses das verbas do Ministério da Educação, a instituição fará uma redução de 12,38%, equivalente a R$ 1,08 milhão, no seu contrato de prestação de serviços de limpeza com a Liderança Limpeza e Conservação Ltda.
O contrato, válido até hoje (9), será prorrogado por mais seis meses. A redução afetará a limpeza das áreas externas, que será reduzida. A medida foi tomada com objetivo de reduzir possível sobrecarga para os trabalhadores.
Nove unidades da instituição serão poupadas de redução devido ao risco de contaminação. Essas unidades são o Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Odontologia, Hospital de Medicina Veterinária, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina da Bahia, Escola de Enfermagem, Escola de Nutrição e Instituto de Saúde Coletiva, em Salvador; e Instituto Multidisciplinar em Saúde, em Vitória da Conquista.
Essa não é a única medida recente de cortes implementada pela Ufba. Desde segunda-feira (8), a universidade passou a ter um horário reduzido e apenas funcionará das 7h30 às 13h30.
É muito dinheiro, se retirou 12% que é referente a 1,08 milhões, imagino eu, quanto se gasta sem essa redução, e pelo lixo que são essas Universidade. Os Reitores poderiam fazer gincanas internas para recuperação predial, limpeza e manutenções…