O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dirigiu ataques ao presidente do comitê de supervisão da Câmara, o democrata Elijah Cummings, em uma sequência de tweets publicada no último sábado (27). O teor das postagens foi classificado por alguns como racista. As informações são do portal Notícias ao Minuto.
Trump chamou o congressista de “valentão brutal” e disse que a cidade de Baltimore, localizada no distrito de Maryland, o qual representa, “é um desastre repugnante, infestado de ratos e roedores”.
Segundo dados do censo de 2010, o distrito de Maryland tem 54,6% de sua população autodeclarada negra, uma renda familiar média de US$ 51 (aproximadamente R$ 193) e uma taxa de graduação universitária de 35,7%. Maryland cobre grande parte da cidade de Baltimore, localizada a cerca de 64 km da capital Washington.
Na sequência de tweets, Trump classificou Baltimore como o pior lugar dos Estados Unidos e disse ainda que se o democrata passasse mais tempo na cidade “talvez pudesse ajudar a limpar este lugar que é muito perigoso e imundo”.
A ofensiva deste sábado ocorreu duas semanas após Trump ter dito a quatro congressistas democratas negras que deveriam “voltar” aos países de onde vieram, embora três delas tenham nascido nos EUA. Cummings, um notório defensor dos direitos afro-americanos, havia chamado Trump de racista e criticado duramente suas políticas de imigração.
Esse é o ídolo de Bolsonaro e seus alienados seguidores. Lamentável que em pleno século 21 uma pessoa ainda seja discriminada pela sua cor, sexo ou condição social.