A Caixa Econômica Federal vai começar a pagar a partir do dia 19, os recursos das cotas do PIS – uma modalidade diferente do abono salarial.
Segundo a Caixa, tem cotas do PIS somente quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 1988. Os pagamentos das cotas do Pasep (referentes servidores públicos civis ou militares) serão feitos pelo Banco do Brasil. O calendário desses saques ainda não foi divulgado.
Conforme o G1, esse fundo é pago somente uma vez, ou seja, uma vez retirado o dinheiro por quem tem direito, o saldo é zerado. O fundo, que inclui ainda as cotas do Pasep (formada por depósitos de servidores públicos civis e miltares) tem hoje cerca de R$ 22,8 bilhões em depósitos nesse fundo.
Segundo a caixa, há 10,4 milhões de trabalhadores com direito ao saque das cotas do PIS em todo o Brasil. O pagamento das contas poderá movimentar até R$ 18,3 bilhões.
Os pagamentos poderão ser realizados por meio de crédito em conta na Caixa, com o Cartão do Cidadão e senha nas Lotéricas, Caixa Aqui e terminais de Autoatendimento ou nas agências do banco.
Em caso de cotista falecido, os dependentes terão acesso aos recursos apresentando a certidão de dependente do INSS. No caso de sucessores, será preciso apresentar uma declaração de consenso entre as partes e declarar que não há outros herdeiros conhecido