Uma mulher de 35 anos deu à luz gêmeas siamesas na manhã desta quinta-feira (15), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia. De acordo com os médicos, Laura e Laís são unidas pelo abdômen e, até então, se sabe que elas dividem o fígado e o intestino.
As meninas nasceram no Hospital e Maternidade Luiz Argollo. De acordo com a diretora médica da unidade de saúde, Jussara Argolo, a mãe das meninas chegou ao local após algumas horas na estrada, em busca de atendimento.
Segundo a médica, Liliane Silva dos Santos mora na cidade de Piraí do Norte, a cerca de 120 km de Santo Antônio de Jesus, e tentou dar à luz em outros municípios, mas não foi aceita nas unidades de saúde locais por conta da complexidade do caso.
Jussara Argolo conta que Liliane fazia acompanhamento no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, e já sabia que teria siamesas. A previsão era de que o nascimento ocorresse em cerca de 10 dias. No entanto, as meninas chegaram antes.
Ainda conforme a médica, Liliane chegou a Santo Antônio de Jesus com a irmã. O pai da criança estava trabalhando em outra cidade no momento em que a mulher começou a sentir as contrações.
Segundo a direção da Santa Casa, as siamesas, com 3,700 kg cada, estão estáveis, respirando sem a ajuda de aparelhos. As gêmeas precisarão passar por cirurgia de separação. Para isso, serão transferidas em um avião da Força Aérea Brasileira para o Hospital da Criança, em Goiânia, referência no tipo de procedimento. As siamesas são consideradas pacientes de risco, por isso, é necessária a transferência com acompanhamento e veículo equipado. “Apesar de estarem bem, nada impede que descompense a qualquer momento. Então, precisam ser transportadas na presença de um médico”, explica a diretora da Santa Casa, Jussara Argolo.