Seis pessoas, sendo três criminosos e três pedestres foram atingidas por disparos durante uma perseguição policial na Praia de Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio, na noite desta terça-feira. De acordo com informações da 77ª DP (Icaraí), quatro bandidos roubaram um Voyage preto, de placa LQR 3546, em São Gonçalo, município vizinho a Niterói, com a intenção de praticar uma série de assaltos.

De acordo com informações da 77ª DP (Icaraí), quatro bandidos roubaram um Voyage preto, de placa LQR 3546, em São Gonçalo, município vizinho a Niterói, com a intenção de praticar uma série de assaltos. De acordo com o registro de ocorrência, a primeira ação dos bandidos aconteceu na porta da casa de shows Espaço Convés, que fica na Rua Tamarino 131, no bairro de Gragoatá.

O local é um reduto universitário, aonde se concentram prédios da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na noite de terça o número de feridos era cinco, mas uma sexta vítima foi identificada nesta quarta-feira. Não há ainda detalhes sobre seu estado de saúde.

Segundo o delegado assistente Luiz Henrique Marques Pereira, todos os criminosos são do bairro Zé-Garoto, em São Gonçalo. Ele afirma que os criminosos abordaram um grupo de 10 pessoas e anunciou o assalto. Três participaram da ação, enquanto um quarto aguardava no carro.

De acordo com depoimento do mecânico Rodrigo dos Santos, 35 anos, acontecia um encontro culural no local, com a presença de cerca de 70 jovens. "Fiquei com medo porque um dos três começou a dizer que achava que me conhecia, e que eu seria um policial. Logo depois que conferiu meus documentos e viu que de fato eu não era policial, levou apenas o meu relógio e um pouco de dinheiro que tinha na carteira. Ele ainda disse que eu tive sorte de não ser policial, ou me mataria".

Após levar dinheiro, relógios e celulares do grupo, eles sairam em direção a Icaraí. As vitimas acionaram o 12° BPM (Niterói) e passaram as caracteristicas do carro, que foi identificado pelos PMs na praia de Icaraí. Ainda segundo o delegado Luiz Henrique, após seis quilômetros de perseguição, os bandidos começaram a disparar contra a viatura da PM entre as ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro.

"Após atirar contra a viatura, os criminosos perceberam que os policiais não iriam desistir. Por isso, começaram a efetuar disparos contra pessoas que estavam na praia, para que uma vez atingidos, a policia desistisse da perseguição para prestar socorro. No meio da confusão, duas pessoas foram atingidas de raspão, um no braço e um na nuca" diz o delegado. Ainda de acordo com o delegado, uma terceira vitima atingida foi encontrada na tarde desta quarta-feira.

O caso ainda está sendo investigado. As vítimas identificadas na noite de terça, Rafael Neves, que não teve a idade revelada, foi atingido na nuca de raspão. Marco Antônio Guimarães, de 52 anos, foi ferido no braço. Eles passaram por cirurgia no Hospital Azevedo Lima e passam bem.

A PM conseguiu interceptar os criminosos na Estrada Fróes, que liga Icaraí a São Francisco, duas regiões nobres da cidade. No bloqueio feito pela policia, três assaltantes foram baleados: Leandro Castro de Oliveira, de 20 anos; Alan Ribeiro Felix, de 22 anos; e um adolescente de 16 anos. Eles também foram levados ao Azevedo Lima, aonde foram medicados antes de serem transferidos para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

O quarto assaltante, Lucas Felipe Arruda, de 20 anos, não foi baleado, mas foi preso e na delegacia constatou-se que o mesmo já tinha antecedente por receptação. Com os bandidos foram aprendidos, duas pistolas, pelo menos 10 celulares, relogios, carteiras e outros pertences pessoais. Parte das vitimas reconheceu os bandidos. *O Globo.