A empresa Mowi ASA (MOWI.OL), maior produtora mundial de salmão, pode suspender a compra de soja brasileira, caso o governo do país não impedir que seja continuado o desmatamento na Amazônia. A soja é utilizada pela empresa norueguesa na produção de salmão. As informações são do Estadão.
O anúncio oficial foi feito pela Mowi ASA na quarta-feira(28).
As queimadas na Amazônia aumentaram significativamente em 2019, enquanto as proteções ambientais foram cortadas, o que resultou em uma reação internacional contra a atual gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
A diretora de sustentabilidade da empresa, Catarina Martins, assegurou que a Mowi não compactua com o posicionamento do governo brasileiro e classificou o tratamento dispensado à Amazônia de “inaceitável”.
“O tratamento dado à Amazônia é inaceitável. A Mowi terá que considerar a possibilidade de procurar outras fontes de matéria-prima a menos que a situação melhore”, disse.
Ainda na quarta-feira, mais de 18 marcas internacionais, a exemplo da Timberland e Vans divulgaram que vão suspender a compra de couro brasileiro por conta dos incêndios.