A primeira Base Comunitária de Segurança de Camaçari está prevista para ser inaugurada no dia 3 de setembro. A data foi definida pelo comandante geral da Polícia Militar, Alfredo Castro, e pelo prefeito Ademar Delgado, durante visita às instalações do equipamento nesta sexta-feira, 22.
O comandante Alfredo Castro informou que está será a maior Base Comunitária de Segurança do Estado em extensão e isto oportuniza mais espaço para atendimento à comunidade, principalmente cursos, capacitações e prática esportiva, que reforçam a filosofia da Polícia Militar em relação ao equipamento.
As obras no local seguem em ritmo acelerado e a previsão da inauguração só será alterada caso a chuva atrapalhe o andamento das intervenções. O prefeito Ademar não escondeu a expectativa para que a Base Comunitária entre em funcionamento, pois sabe a importância do equipamento para melhorar a qualidade de vida e segurança da comunidade.
Atualmente, as equipes realizam serviços de finalização do canal de esgoto e a recuperação da quadra de esporte. Estão em andamento também os serviços de construção da rampa para pessoas com deficiência, do estacionamento, do telhado do local que acontece o atendimento à comunidade, assim como o alargamento do passeio e a instalação do sistema de computação do CDC (Centro Digital de Cidadania).
A Base Comunitária de Segurança de Camaçari será a 15ª da Bahia e contará com cerca de 80 policiais militares, que devem atender um raio de dois quilômetros e ter efeito sobre os bairros Phocs I, II e III, Glebas C e E e Dos Quarenta e Seis.
O equipamento está ligado ao programa do governo federal Pacto Pela Vida e tem por objetivo trabalhar com políticas preventivas, aproximação com a comunidade e vistoria das ruas, por meio de câmeras de vigilância. Além de realizar ações preventivas de segurança, com trabalho social, por meio de cursos de capacitação e de práticas esportivas.
Participaram da visita a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira e os secretários dos Serviços Públicos e do Desenvolvimento do Turismo, Zé de Elísio e José Cupertino, respectivamente. Além do tenente-coronel do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Camaçari, Adalberto Piton e do superintendente da Seprev (Superintendência de Prevenção à Violência), Sérgio Baqueiro.