Neste sábado (12), devido ao feriado do Dia das Crianças, o comércio de Salvador estará fechado. Mais de 12 mil lojas não funcionarão na data, que também marca oficialmente o dia de Nossa Senhora Aparecida, da padroeira do Brasil.
A reunião desta sexta-feira (11), entre o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e o Sindicato dos Comerciários, na sede da Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio-BA), terminou sem acordo.
No início da tarde desta sexta-feira, uma nova proposta foi enviada aos lojistas. No documento, os comerciários solicitam um reajuste retroativo a junho de 2019, estimado em 8%. Antes, pediram reajuste retroativo a junho de 2018.
O imbróglio entre lojistas e comerciários da capital baiana se arrasta desde 2018. O ano passado, no Dia das Crianças, o comércio também ficou fechado. Na época, ainda havia a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5) de que os comerciários não trabalhassem aos domingos e feriados em decorrência da falta de acordo sobre a convenção coletiva da categoria.