Na manhã desta segunda-feira (14) foi realizada a primeira missa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, canonizada no último domingo (13), em uma cerimônia realizada pelo Papa Francisco, no Vaticano. A celebração desta segunda-feira foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Kriger, na Basílica de SantAndrea Della Valle, situada também em Roma.
A missa foi iniciada por volta das 10h (5h no horário de Brasília). Após um cântico cristão, Dom Murilo Krieger iniciou a parte litúrgica.
O Arcebispo de Salvador destacou que Santa Dulce é a primeira santa “soteropolitana, baiana e brasileira”. Ele definiu sua gratidão e felicidade fazendo um pedido à todos: “quero pedir que saibamos aprender as lições de Irmã Dulce, lições de simplicidade, de humildade, de serviço ao próximo e de dedicação total ao Reino de Deus”, completou.
Para os fiéis que acompanharam o momento, a emoção foi instalada, conforme pontuou a psicopedagoga baiana, Aparecida de Fátima. “Pura emoção. Me sentindo uma verdadeira abençoada. Conheci Irmã Dulce pessoalmente, e vê-la santa é uma benção”.
Ao fim da celebração, a cantora e também baiana, Margareth Menezes, cantou o hino à Santo Antônio. Em seguida, Margareth se juntou à Waldonys e cantaram a canção “Doce Luz”, música oficial da Santa Dulce dos Pobres.
Dentre personalidades que participaram da primeira missa, após a canonização da nova santa, está a jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle.
“A missa mais importante que eu fui na minha vida, e eu não podia medir esforços para estar aqui. Eu tenho falado que o verdadeiro milagre de Irmã Dulce é ter sustentado aquela obra. Ela foi uma leoa, criando e mantendo, de um galinheiro, um hospital de ponta. Maior exemplo que ela deixou foi o amor ao próximo”, enalteceu.
Astrid também garantiu que no dia 20 de outubro também estrará presente na missa que ocorrerá em Salvador, na Arena Fonte Nova; primeira celebração à santa em sua cidade natal.
Ademais os fiéis católicos, ainda participaram da missa algumas autoridades políticas, a exemplo do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o vice prefeito da capital baiana, Bruno Reis, o deputado federal Nelson Pelegrino e o Procurador Geral da República Augusto Aras. Com informações G1.