Entre 2009 e 2018 o estado da Bahia registrou cerca de 24.479 mortes em acidentes de trânsito; o número é maior que a população de 287 cidades baianas, a exemplo de Laje, Uauá e Coração de Maria. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Ainda segundo a secretaria, até outubro do ano vigente, já foram registrados 1.481 óbitos causados por acidentes de trânsito. Ademais, a Sesab pontua que aproximadamente 40% das internações hospitalares na região são motivadas por causa de acidentes, que na maioria das vezes, envolve motocicletas.
A Sesab informou também que entre 1° de janeiro e 8 de outubro de 2017, foram registrados 16.822 vítimas de acidente de trânsito, média superior a 59 casos por dia. Sendo valido ressaltar que a Bahia foi o primeiro estado brasileiro que incluiu, em novembro de 2017, os acidentes de trânsito na lista de doenças de notificação compulsória (obrigatória), para interesse de saúde pública.
Economia
Falando em termos econômicos, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia assegurou que, no Brasil, estimativas apontam um gasto de R$ 50 bilhões, ao ano, com os acidentes de trânsito. Neste cálculo, são levados em consideração atendimento médico-hospitalar, seguros de veículos, danos a infraestruturas e perda ou roubo de cargas.
Em toda Bahia, de 1° de janeiro de 2015 a 4 de outubro deste ano, as despesas com internação hospitalar custaram R$ 50 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS); montante que não contabiliza medicamentos, fisioterapias, órteses e próteses, o que multiplicaria o valor em mais de 10 vezes.