Durante o início da tarde desta quarta-feira (23), o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) visitou a praia de Itacimirim, uma das primeiras localidades da Costa de Camaçari que foi atingida pelas manchas de óleo originadas no litoral nordestino, desde de setembro. No município, a substância chegou no último dia 9; os primeiros registros, além da orla de Itacimirim, foram em Guarajuba.
Em entrevista ao BNA, que acompanhou a visita, Elinaldo afirmou que a atual situação do litoral camaçariense é estável. “Graças a Deus, nesse momento, a situação é estável. As nossas praias [estão] 90% limpas, a nossa equipe trabalhou com muitos voluntários”, disse. Logo em seguida, o gestor de Camaçari informou que nos últimos dias já foram retiradas aproximadamente 16 toneladas de óleo.
O prefeito ainda falou que sente falta do auxílio que deveria ser oferecido pela União. “Quero aproveitar o momento para alertar. Eu acho que nesse momento a União foi muito ausente, o nosso presidente [Jair] Bolsonaro teve um momento de se fazer presente no Nordeste. Eu sendo ele traria o Palácio do Planalto para o Nordeste, para ajudar na administração desse problema. Até agora a Marinha e o Ibama, que são os órgãos técnicos, que estão dentro do mar e tem condições de nos apontar realmente quem causou esse problema, quem causou esse crime, não manifestaram a presença da União”, pontuou.
Elinaldo prosseguiu destacando a ajuda por parte do governo estadual.
“O Governo do Estado tem dialogado com os municípios, participei de uma reunião recentemente com o governador Rui Costa [PT], que dentro daquilo que pode, tem colaborado, tem feito sua parte. Nesse momento temos que esquecer as bandeiras partidárias, precisamos manter nosso litoral limpo, tanto aqui em Camaçari, como em Lauro de Freitas, em Conde. É preciso que nós tenhamos uma boa imagem para vender para o país, para o mundo, que aqui é o melhor litoral, litoral rico para as pessoas poderem visitar. Pra mim, estamos fazendo nossa parte que é limpar, estamos limpando maciçamente e, nesse momento, estamos aqui aproveitando para cobrar da União, [como também] da Marinha e do Ibama que nos apontem quem prejudicou a nossa história ambiental e também econômica”, completou.
O verão, que tem início no dia 22 de dezembro, é um período de grande aumento do turismo nas orlas municipais, conforme alerta o prefeito. Ele também comentou sobre a preocupação em relação ao período que se aproxima.
“Estamos caminhando aí para um grande verão, um verão que promete muito economicamente. Realmente, estamos empenhados em manter nossas praias limpas por saber a importância do movimento nessa data do ano. O meu questionamento é o apoio da União. Por aqui, vamos continuar torcendo para que continue a se manter estável, como está nesse momento, que as nossas praias continuem limpas e a nossa população, os nossos visitantes, tenham paz”, finalizou.
Confira abaixo um recado enviado pelo prefeito:
No município, foram contaminadas as localidades de: Arembepe; Guarajuba; Itacimirim; Jauá; Rio Pojuca e Barra do Jacuípe.